sábado, setembro 24, 2005

"Rita" diminui de entensidade


BloggerBot Posted by Picasa Rita

Furacão desce para a categoria 1 mas com chuvas torrenciais.À medida que começou a sair do mar e entrar em terra, o furacão "Rita" foi diminuindo de intensidade. Desde esta madrugada, o furacão já regrediu da categoria 4 da escala Saffir-Simpson e está agora classificado como furacão de nível 1 de intensidade, o mais baixo de uma escala com um máximo de 5.

Às 12h00 de Lisboa, o "olho" do furacão estava localizado entre as cidade de Jasper e Beaumont, no sudeste do Texas. Desloca-se agora para norte a uma velocidade de cerca de 20 quilómetros por hora. O Centro Nacional de Furacões espera que o furacão diminua de velocidade nas próximas 24 horas.As chuvas diluvianas e as rajadas de vento superiores a 150 quilómetros por hora anunciavam a tão temida chegada do furacão Rita a solo americano. Eram 3h30 Estados Unidos, 9h30 em Portugal quando o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, fez uma declaração simples: "o furacão já tocou a terra”. Apesar de já ter perdido potência - desceu da categoria 4 esta madrugada para 1 já no início da tarde nos EUA - o “Rita” já começou a causar estragos em várias cidades do Texas.
Em Galveston, um violento incêndio atingiu vários edifícios do centro desta cidade portuária, a primeira a ser evacuada, e 57 mil pessoas terão abandonado as casas em direcção a um local seguro. Já em terra o furacão faz-se acompanhar de ventos que neste momento sopram a 120 quilómetros por hora. Teme-se também a provável ocorrência de tornados isolados e as águas poderão subir cinco metros em relação ao nível normal. Na cidade de Nova Orleães dois diques já cederam tendo provocado novas inundações em locais onde a água já tinha sido retirada. Texas e Louisiana seguem minuto a minuto a progressão deste fenómeno natural que obrigou ao êxodo de cerca de milhões de pessoas.
Sic Online

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial