terça-feira, julho 25, 2006

Clonagem de cartões de débito e crédito em Coruche

Habitantes de Coruche, foram nos últimos dias vítimas da «clonagem» de cartões Multibanco, à semelhança de casos que se têm verificado em vários pontos do país.
A «clonagem» de cartões consiste na replicação dos cartões Multibanco e Cartões de Crédito com dados obtidos através da colocação de dispositivos de leitura falsos nas caixas automáticas, ou quando o titular de um cartão de crédito ou débito a entrega para pagamento no acto da compra.
«A pessoa encarregue da transacção, além de o passar no terminal de compras, passa-o também numa máquina portátil muito pequena, apelidada de á ratinho É, cuja finalidade é a de ler todas as informações contidas na tarjeta magnética»; O "ratinho", além de ler o número de conta e o código do titular, grava os dados num arquivo que posteriormente pode ser utilizado por especialistas no fabrico de um outro cartão, com todas as características do original.
O novo cartão permite aos autores da fraude uma utilização corrente, «para levantamentos de dinheiro ou para pagamentos, enquanto que o verdadeiro titular do cartão “clonado” irá verificar que o seu dinheiro desapareceu sem saber como, pois as operações registadas não foram efectuadas por ele». Aconselhamos, por isso, os consumidores a terem certas precauções. «Em primeiro lugar, não se deve perder o cartão de vista. Em segundo, ter atenção de molde a não permitir que o mesmo seja passado em outra máquina que não é credenciada pelas instituições administradoras do cartão», refere. Em caso de dúvida em relação à máquina, o titular deve optar pelo pagamento em cheque ou dinheiro.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial