terça-feira, julho 13, 2010

Live Aid / Dia Mundial do Rock

O mega concerto solidário Live Aid realizou-se há 25 anos, em Londres, Inglaterra, e Filadélfia, EUA, tendo como objectivo angariar fundos para combater a pobreza em África. Volvido este tempo, será que o projecto de Bob Geldof mudou alguma coisa? Aparentemente, sim. Fica assim associada esta data ao dia mundial do Rock assinalado hoje dia 13 de Julho.
A 13 de Julho de 1985, quando o Live Aid se realizou, o Muro de Berlim ainda estava de pé e a Alemanha dividida ao meio. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas era igualmente uma realidade e a AIDS/SIDA, a nova epidemia mundial, ainda não tinha qualquer protagonismo na Comunicação Social à escala planetária. De então para cá, muita coisa mudou no panorama geopolítico e estratégico, factores a que o mega concerto é alheio.
Mas o Live Aid também terá contribuído para algumas das importantes transformações numa outra escala, não menos relevante. A da solidariedade e a da chamada de atenção para tragédias humanitárias até então ignoradas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial